terça-feira, janeiro 15, 2013

                                       Caim

Postado por Marcelo Rodrigues



Caim, escrito pelo português(e brilhante) José Saramago!

 Comprei esse livro há alguns meses na Estante Virtual, que pra quem não sabe é um site que reuni todos os sebos do Brasil em um só lugar, vale a pena visitar! Voltando ao livro, resolvi comprá-lo também por indicação do professor que me indicou O Mundo de Sofia, mas também por conta de algumas dúvidas que tenho sobre religião. Ando meio indeciso e um pouco assustado com algumas coisas que vejo no "mundo cristão", e se você tem esse mesmo "problema" eu recomendo que não leve o livro tão a sério.

 Saramago resolveu contar a "história" de Caim de uma forma engraçada e ao mesmo tempo intensa, no meu humilde ponto de vista o livro tem um outro personagem principal: Deus! A bondade do todo poderoso é contestada de uma forma nada discreta e o autor usa alguns acontecimentos bíblicos para de uma certa forma, encurralar deus contra a parede e tentar mostrar pra todos que ele não é um ser tão justo e bondoso quanto demonstra ser.

 O livro é "inexplicável", já o emprestei bastante e todos têm uma interpretação diferente, mas sempre com a mesma conclusão de que quem é meio que inseguro em relação a religião, não deve levá-lo a sério e blá blá blá... É meio que impossível pois a forma como o autor argumenta sobre a "idoneidade" de deus deixa fora de questão um contar-argumento. Com certeza o cidadão tem que ter muita fé pra terminar esse livro e não ficar com uma pulga atrás da orelha em relação a algumas coisas.

Quem estiver interessado basta clicar aqui e conferir algumas ofertas do livro na Estante Virtual!

4 comentários:

  1. Olá Marcelo. Eu sou fã de José Saramago. Esse livro ainda não li, mas fiquei interessada. Também sou cristã e dúvidas são normais. A religião, assim como tudo nessa sociedade, segue uma racionalidade dominante, ou seja, uma forma de ver o mundo. E, dessa forma, vemos muitos erros e desvios. Contudo, não podemos ficar com medo de ler certos livros que questionam a fé, porque se isso é possível, sinal que a fé não anda muito concreta. rs

    Vou ver se adquiro o livro. Ah, parabéns pelo layout do blog. Está lindo!!!! E você faz resenhas muito boas. Parabéns!!!

    Abraços =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Também sou fã do Saramago, até agora só tive a oportunidade de ler dois livros dele, Caim e O Evangelho Segundo Jesus Cristo(que li em e-book e a propósito terei que relê-lo), outro livro dele que pelos comentários e vídeos que vi parece ser muito bom é Ensaio Sobre a Cegueira. Também sou cristão e concordo com o que você falou, conheço outros que detestam o autor e não consegue sequer ouvir o nome do livro, e ainda fazem de tudo para impedir que outras pessoas o leiam, acredita nisso? Nessa hora eu me pergunto: Por que essa pessoa que se diz tão "elevada" tem tanto medo de "testar sua fé"? Por que de uma certa forma é isso que o livro faz. Até a bíblia questiona nossa fé de vez em quando!

      Vale muito a pena adquirir o livro, ele faz você rir, ficar confuso, indignado, rir novamente e por ai vai! Comprei o meu na estante virtual e paguei R$ 30,00 com frete incluso, foi um dinheiro muito bem gasto!

      Obrigado pelos elogios! Gostei bastante do seu blog e sempre que puder visitarei e comentarei seus posts!

      Excluir
    2. Eu vou ver se encontro na Estante Virtual. Infelizmente, início de ano é para pagar contas e não fazer mais dívidas. rs Em breve eu postarei uma resenha sobre Ensaio Sobre a Cegueira + o filme do Fernando Meirelles. Vale muito a pena!

      Abraços!

      Excluir
  2. Pois é, início de ano é assim mesmo. Vou passar lá no seu blog sempre que for possível pra conferir!

    Abraços!

    ResponderExcluir