terça-feira, janeiro 15, 2013

                     O Mundo de Sofia

Postado por Marcelo Rodrigues


O Mundo de Sofia, escrito pelo norueguês Jostein Gaarder!


 Iaê galera, essa é minha primeira postagem aqui no blog, espero que gostem! Vou tentar atualizar sempre que possível e trazer resenhas, curiosidades e muito mais sobre livros.

 Vou começar com um clássico, O Mundo de Sofia escrito pelo norueguês Jostein Gaarder. Bom, certo dia estava eu na escola tendo um bate-papo sobre livros com um professor e alguns amigos, quando de repente nosso alguém solta a famosa "pergunta filosofa": quem é você? Dai surgem as respostas mais óbvias: eu sou Marcelo, eu sou André... O mesmo acontece com Sofia, mas isso fica pra daqui a pouco. No desenrolar da conversa nosso professor perguntou se algum de nós já havia lido o livro, pra falar a verdade eu sempre dei de cara com ele em livrarias mas nunca tive interesse, por um único motivo: o subtítulo, "Romance da história da Filosofia"! Essa palavra me fez passar longe desse livro durante muito tempo, achei que ele tratava-se de idéias de grandes filósofos e esse tipo de coisa, mas estava enganado.

  Após todo o alarde que meu professor fez sobre como a história é maravilhosa e como ela consegue mudar nossa forma de pesar sobre determinados assuntos, peguei o livro emprestado e resolvi tomar coragem e encarar aquelas 560 páginas que me envolveram de tal forma que tive que sofrer ameaças pra largar o livro e cumprir com algumas necessidades humanas (e não é isso que você está pensando!). Eu fiz cada coisa pra conseguir terminá-lo que até me assustei. Mas valeu a pena, e como valeu!

 Chega de enrolação e vamos ao que interessa!

 O Mundo de Sofia foi publicado no ano de 91 pelo escritor norueguês Jostein Gaarder, e conta a história de uma garota que começa a receber misteriosas cartas com perguntas um tanto óbvias, porém nem tanto... "Quem é você? De onde veio o mundo?" são questionamentos que de uma certa forma "perturbam" Sofia, e como se não bastasse o fato de não ter a mínima ideia de quem está colocando aquelas cartas em sua caixa de correio ela percebe que não tem respostas para aquelas perguntas aparentemente tão simples. A partir dai é spoiler! Mas digamos que ela recebe uma ajuda bem incomum para buscar estas respostas!

 Em O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder resumiu de uma forma positivista e historicista a luta filosófica do homem. É um livro de complexidade explicita, que se torna cansativo para leitores enfadonhos. Mas, que passa uma leveza, um espirito de busca que poucas vezes vi em um livro.


 Sofia, nada mais é que a nossa imagem. Pessoas que lutam para crescer em um mundo que cada vez mais, nos faz perder o encanto. Um mundo que nos cega, um mundo que nos faz parar de pensar. Nada mais fantástico, do que a frase de ******(era spoiler): "O homem perdeu a sua sensibilidade Sofia. Devemos ser como crianças, que se encantam com tudo."

 Mesmo assim, é lindo e profundo em muitos aspectos. E fecha com chave de ouro, pois o ultimo capitulo é algo de um pensamento universal. Quem dera que todo homem, parasse um tempo pra olhar as estrelas, e simplesmente olhar pra seu próprio passado, para ter uma melhor consciência do seu futuro.


Quem estiver interessado basta clicar aqui e conferir algumas ofertas do livro na Estante Virtual!



0 comentários: